O que é?
O síndrome do túnel cárpico é uma condição que ocorre quando o nervo mediano da mão que passa pelos ossos do túnel cárpico, está inflamado, comprimido ou pressionado. Isso leva a dores, sensação de formigueiro, queimação e fraqueza do polegar. A dor é pior à noite, principalmente após uso exagerado das mãos durante o dia e pode ser intensa, a ponto de acordar o paciente. A dor pode irradiar para o braço e até para o ombro. Atividades que promovem a flexão do punho por longo período podem aumentar a dor.
Quais as causas?
O problema é comum em pessoas que realizam trabalho manual como o uso de um computador, de um rato de computador, ou pela repetição de movimentos ou mesmo pela a prática de alguns desportos, mas também tem associação com alterações hormonais como menopausa e gravidez, o que explica a maior frequência de casos entre as mulheres.
Como tratar?
Deve variar de actividade para reduzir o uso repetitivo e cansativo da mão ou manter o pulso numa posição neutra. Para ajudar a diminuir o edema dentro do canal, criando mais espaço para o nervo, deve usar uma tala imobilizadora de pulso durante o dia ou a noite.